RELACIONAMENTOS
Relações com agentes públicos
Todas as interações de nossos Colaboradores com agentes públicos em nome do Grupo
Barigüi devem ser conduzidas de maneira transparente e registradas de acordo com as
diretrizes da empresa.
Proibição de oferecimento de vantagem indevida
Os Colaboradores estão expressamente proibidos de prometer, oferecer ou dar,
qualquer pagamento ou vantagem indevida, direta ou indiretamente, a agentes
públicos ou a terceiros a eles relacionados, com o intuito de obter vantagens indevidas.
Esses favorecimentos incluem influenciar atos oficiais, tais como assinatura de
contratos públicos, decisões sobre aquisições, etc.
Fiscalizações
O gestor da unidade é responsável pelo atendimento e acompanhamento das
fiscalizações conduzidas por autoridades competentes nas instalações da empresa,
devendo atender corretamente e colaborando com o agente público em seu trabalho.
Estamos sempre disponíveis para fornecer as informações necessárias para o bom
desempenho destas atividades, comprometidos em respeitar as boas práticas e a
legislação vigente.
Relação com Fornecedores
Os fornecedores do Grupo Barigüi desempenham um papel fundamental na realização
do nosso trabalho e no atendimento aos nossos clientes.
É imperativo proporcionarmos oportunidades iguais a todos e realizarmos a seleção com
base em critérios estritamente técnicos, evitando qualquer influência de aspecto
pessoal.
Todos os Colaboradores envolvidos nas contratações de parceiros de negócio e
terceiros são responsáveis por garantir o cumprimento das disposições deste Código,
assegurando que as contrapartes selecionadas mantenham uma boa reputação no
mercado e estejam em conformidade com as regras estabelecidas neste Código.
Para os propósitos deste Código, "fornecedores" referem-se a qualquer prestador de
serviços, consultor, fornecedor, distribuidor, corretor, agente, intermediário,
despachante ou representante, inclusive aqueles que atuem em nome do Grupo Barigüi.
No caso de contratação de intermediários que lidam com o setor público, inclusive
despachantes, a seleção deve ser ainda mais criteriosa, com supervisão contínua do
trabalho executado.
Os fornecedores que celebrarem contratos com as empresas devem assumir o
compromisso contratual de cumprir a legislação anticorrupção aplicável, assim como
adotar normas próprias, semelhantes às descritas neste Código
Reservamo-nos ao direito de encerrar uma relação comercial, caso qualquer fornecedor
cometa irregularidade ou induza nosso colaborador a cometer ato contrário ao nosso
código de conduta e valores.
Os contratos e negociações comerciais devem ser tratados com sigilo em relação às
estratégias, valores e condições pactuadas.
As requisições e autorizações obrigatoriamente devem ser registradas com dados
fidedignos, garantindo que as informações sejam precisas e confiáveis
Todas as contratações de pessoas jurídicas e prestadores de serviços terceirizados serão
previamente aprovadas pela Diretoria de Operações, com cláusulas contratuais sujeitas
à aprovação do departamento jurídico responsável. A formalização e gestão destes
contratos é responsabilidade do departamento de Contratos.
Relação com Montadoras, Seguradoras e outros Parceiros de Negócios
O Grupo Barigüi tem a responsabilidade de respeitar os contratos e cumprir todos os
compromissos assumidos, além de zelar pela integridade das marcas que representa.
Os Colaboradores do Grupo Barigüi que atuam nas áreas pertinentes às montadoras e
seguradoras, devem seguir todas as diretrizes indicadas por elas e que estejam de
acordo com as políticas do Grupo Barigüi, atuando sempre com integridade e
conformidade
Relação com Associações e Entidades de Classe
Apenas serão reconhecidas pelo Grupo Barigüi as decisões tomadas por entidades das
quais as Empresas sejam formalmente associadas, desde que essas decisões sejam
tomadas pelos órgãos deliberativos competentes e estejam dentro dos limites
estabelecidos pelos estatutos dessas entidades e pela legislação aplicável.
Além disso, é importante destacar que somente as pessoas devidamente autorizadas
pelas Empresas têm permissão para representar o Grupo Barigüi perante entidades
associativas ou sindicatos e estarão sempre abertos ao diálogo na busca das melhores
soluções possíveis.
O Grupo Barigüi garante o direito à livre associação profissional ou sindical e respeita a
legitimidade das entidades de classe, bem como suas iniciativas e atividades.
O colaborador que se candidatar ao cargo de dirigente sindical deve comunicar por
escrito sobre o registro da sua candidatura à área de Recursos Humanos.
Relação com Clientes
A relação que estabelecemos com cada cliente deve refletir nossos valores e estar
alinhada ao alto padrão de excelência que cultivamos, bem como ser pautada pela
honestidade, transparência e boa-fé.
Prestar um atendimento de qualidade inclui fornecer informações precisas e orientar os
clientes sobre os produtos e serviços oferecidos e manter a confidencialidade em
relação a informações compartilhadas.
Todos os clientes devem ser atendidos de forma respeitosa, cortês e com a orientação
correta sobre o preenchimento e a formalização da documentação necessária para a
conclusão do negócio, seguindo todas as exigências legais e os processos e
procedimentos internos do Grupo Barigüi.
Os clientes devem ser orientados sobre a legislação de trânsito e incentivados a dirigir de
forma segura e responsável, tanto durante o Test Drive, quanto após a entrega do
veículo.
É terminantemente proibida a continuidade de negociação a partir de declarações falsas
ou que possam induzir o consumidor em erro.
Na relação comercial todos devem seguir o Código de Defesa do Consumidor.
Relação com Concorrentes
O Grupo Barigüi está comprometido com a preservação da competição entre
concorrentes e com a proibição de práticas que restrinjam a livre concorrência, em
conformidade com a legislação brasileira de defesa da concorrência.
Portanto, os Colaboradores devem respeitar o trabalho dos concorrentes, não fazendo
referência ou comentários sobre produtos ou serviços da concorrência, mesmo que
possuam evidências e informações sobre eles.
Relação com Acionistas
O Grupo Barigüi mantém um relacionamento com seus acionistas pautado na
transparência, na comunicação ágil e na entrega de informações precisas.
Nosso objetivo é fortalecer continuamente nossa imagem, preservar nosso patrimônio e
aprimorar nosso desempenho financeiro.
Garantimos a proteção dos interesses dos acionistas ao tratar informações estratégicas
com o devido sigilo e divulgá-las apenas conforme as disposições legais e
regulamentações estabelecidas pelos órgãos competentes.